Notícias

Movimentando Imóveis

COMENTAR NEGÓCIOS PODE CUSTAR CARO

POSTADO POR: Roberto Capuano      EM: 20/06/2016
Compra e Venda Corretor de Imóveis Mercado Imobiliário Negócios Imobiliários

Nem mais, nem menos, acontece o mesmo na nossa profissão.

É comum o cliente depois de formular uma proposta de compra, procurar checar com outros corretores que o atenderam sobre o negócio e o imóvel, ou de forma direta ou através de perguntas, em torno do assunto.

O mesmo ocorre com o proprietário que informa já estar negociando o imóvel, já praticamente fechado.

Quando o cliente pergunta a um corretor pouco afeito a ética o que acha sobre determinado negócio ou imóvel, está comunicado que todo o trabalho que ele fez foi por água abaixo. Perdeu a venda.

Não é difícil adivinhar qual será seu comportamento.

É natural que todo o cliente se sinta inseguro na hora da aquisição, é o momento crítico do negócio. Por mais experiente e bem sucedido que seja, está pisando em um terreno a que não está acostumado.

Sua vulnerabilidade às perorações do mau profissional é enorme e pode conduzi-lo a perder um bom negócio.

O bom profissional vai reconhecer que o negócio é bom, mas vai rezar para não dar certo. Ninguém fica feliz em perder negócios.

Com relação a proprietários o problema pode ser maior.

Já vi alguns irresponsáveis assegurarem a proprietários em negociação que tem um cliente que já viu, já gostou, vai comprar pelo preço pedido, mas só volta de viagem daqui a 15 dias.

E nestes quinze dias aposta em duas hipóteses. A primeira é achar um cliente para o imóvel. A segunda é a quase certeza que nenhum negócio fica firme por 15 dias principalmente quando o proprietário fez concessões no preço e condições e “sabe” que tem um comprador mais lucrativo.

Só que o outro “interessado” afinal não aparece.

Este tipo de procedimento é antiético e imoral e quando ocorre merece ser denunciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, mesmo que não resulte em prejuízo direto.
Pode ser verdade, que há um interessado. Ele tem nome, telefone e endereço.

Não há porque não fornecer ao proprietário, para confirmação futura, se afinal ele não aparecer.

O melhor é mesmo não comentar nada. Se há uma natural insegurança, é seu direito exigir do corretor que está fazendo o negócio, todos os esclarecimentos e confirmações que precisar.

Se ainda assim, não se sentir seguro, busque um conselheiro imobiliário isento.

Voltar
Desenvolvido por Frequência