Movimentando Imóveis
COMENTAR NEGÓCIOS PODE CUSTAR CARO
Nem mais, nem menos, acontece o mesmo na nossa profissão.
É comum o cliente depois de formular uma proposta de compra, procurar checar com outros corretores que o atenderam sobre o negócio e o imóvel, ou de forma direta ou através de perguntas, em torno do assunto.
O mesmo ocorre com o proprietário que informa já estar negociando o imóvel, já praticamente fechado.
Quando o cliente pergunta a um corretor pouco afeito a ética o que acha sobre determinado negócio ou imóvel, está comunicado que todo o trabalho que ele fez foi por água abaixo. Perdeu a venda.
Não é difícil adivinhar qual será seu comportamento.
É natural que todo o cliente se sinta inseguro na hora da aquisição, é o momento crítico do negócio. Por mais experiente e bem sucedido que seja, está pisando em um terreno a que não está acostumado.
Sua vulnerabilidade às perorações do mau profissional é enorme e pode conduzi-lo a perder um bom negócio.
O bom profissional vai reconhecer que o negócio é bom, mas vai rezar para não dar certo. Ninguém fica feliz em perder negócios.
Com relação a proprietários o problema pode ser maior.
Já vi alguns irresponsáveis assegurarem a proprietários em negociação que tem um cliente que já viu, já gostou, vai comprar pelo preço pedido, mas só volta de viagem daqui a 15 dias.
E nestes quinze dias aposta em duas hipóteses. A primeira é achar um cliente para o imóvel. A segunda é a quase certeza que nenhum negócio fica firme por 15 dias principalmente quando o proprietário fez concessões no preço e condições e “sabe” que tem um comprador mais lucrativo.
Só que o outro “interessado” afinal não aparece.
Este tipo de procedimento é antiético e imoral e quando ocorre merece ser denunciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, mesmo que não resulte em prejuízo direto.
Pode ser verdade, que há um interessado. Ele tem nome, telefone e endereço.
Não há porque não fornecer ao proprietário, para confirmação futura, se afinal ele não aparecer.
O melhor é mesmo não comentar nada. Se há uma natural insegurança, é seu direito exigir do corretor que está fazendo o negócio, todos os esclarecimentos e confirmações que precisar.
Se ainda assim, não se sentir seguro, busque um conselheiro imobiliário isento.
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